SABERES DA CAATINGA
PROGRAMAÇÃO 2025
Chegada – 19 de janeiro
- Inscrições
- Recebimento de crachá
- Fichas de alimentação
- Acomodações de camping e hospedagem
É uma ótima oportunidade para conhecer o Museu do Rei do Baião e os pontos turísticos de Exu e redondezas.
Oficinas para aprendizes – 20 a 23 de janeiro
- seg, 20/01
- ter, 21/01
- qua, 22/01
- qui, 23/01
- sex, 24/01
- sáb, 25/01
- dom, 26/01
Mandala Coletiva em Movimento
A Mandala Coletiva é uma prática de integração comunitária que congrega rito de passagem e arte
por Maria Julia Pascali
8h às 11h
Terapia Magnética
Terapia natural com ímãs e seus campos magnéticos aumentando o movimento das células e substâncias corporais, como alívio da dor, aumento da regeneração celular ou redução da inflamação, técnica usada na reabilitação onde os pacientes sentem menos dor, permitindo a recuperação exponencial de condições fisiológicas.
por Francisco Camilo da Silva e Maria Icleide Viana da Silva
8h às 12h
Oficina de Sistemas Agroflorestais na Caatinga
Abordaremos teoria e prática agroflorestal para o bioma Caatinga e clima Semiárido no sentido da produção com recuperação ambiental com implantação de sistemas agroflorestais sucessionais biodiversos e visitação de áreas em produção implantadas a 18 anos
por Vilmar Luiz Lermen
8h às 17h
Identificando plantas da caatinga
Vamos aprender nesta oficina a identificar de forma prática as plantas nativas da caatinga.
Transformando a curiosidade botânica num exercício diário de carinho com a natureza local.
por Leonardo Jales Leitão de Carvalho
8h às 11h
Guardados de memórias e histórias de vida fortalecendo a identidade cultural individual e coletiva do povo.
Serão realizadas rodas de conversas e vivências coletivas fundamentadas em pesquisas autobiográficas a partir dos ateliês biográficos de Delory Momberguer e da proposta de leitura de mundo de Paulo Freire, no sentido de promover o narrar, o escutar, o socializar e o representar os relatos de histórias de vida e de memórias dos(das) participantes usando a oralidade e a representação literária e artística com que cada um e cada uma se identifica.Para isso serão usados quatro pilares:o falar, o ouvir, o socializar, o refletir e o representar. Para trabalhar as temáticas: Quem eu sou? Qual é a minha história?
por Francisca Sandra de Sousa
8h às 12h
Plantas Alimentícias Não Convencionais na Caatinga
A proposta é apresentar plantas nativas, naturalizada, cultivadas e exóticas, presentes na mata nativa, cultivos, jardins e quintais, com ocorrência na caatinga e que tem potencial alimentício, mas que são ignoradas pela maioria da população, as PANC da região. Além de falar das espécies, a perspectiva é abordar sobre cultivos e preparo dessas plantas.
por Dauyzio Alves da Silva
8h às 12h
Biodecodificação e Psicogenealogia
Reconectando e liberando as dificuldades da nossa concepção, gestação e nascimento
Biogenealogia. Of.2: Reconhecendo os mandatos familiares, como eles influenciam em nossa vida e como liberta- os.
por Analía Andueza e David Divias
8h às 12h
Contar, Cantar e Brincar
Em um reino muito muito muito distante, não havia adultos na terra, apenas crianças! E lá que toda magia começa: palavras que se reúnem, tornam-se canto e caem na gargalhada!
A oficina contar, cantar e brincar tem como objetivo levar diversão e alegria para crianças de 7 – 14 anos. Através de canções e atividades lúdicas, as crianças terão a possibilidade de sair do chão e adentrar o universo da fantasia.
por Amanda Januário Farias
8h às 11h
Aprendiz de Raizeiro
Conhecendo as plantas e seus poderes de curativos
por Antonio Alencar Sampaio
8h às 17h
Vivência de Argilaterapia
Argila e seus efeitos medicinais
por Ivânia Maria Cavalcante de Alencar e Manoel Inacio do Nascimento
8h às 12h
Café: do Cultivo ao Consumo
Conhecendo as práticas de cultivo do café visitando a plantação de uma pequena agricultora e aprendendo com ela todo o processo
por Angelita Pimentel
8h às 17h
Oficina de Contação de Itans
Itans são mítos ancestrais do povo iorubá – da África Ocidental, com origen atual na Nigéria, Benin e Togo – são historias que trazem o fundamento do modo de ser e viver africano em geral e iourubano.
por Gabrielle Freitas Chaves
9h às 11h
Vivenciando a Deusa em mim
Viver o arquétipo da Deusa para despertar o sagrado feminino em homens e mulheres.72 deusas podem ser acessadas para uma reflexão profunda, envolvendo corpo, mente e emoções, sobre nosso modo de ser e estar no mundo.
por Ercilia Maria Braga de Olinda
14h às 16h
Bordado em Folha – Um resgate da costura como seres
integrados a natureza
Historicamente a desvalorização do bordado está diretamente relacionado ao fato dessa ser uma função predominantemente feminina.Em épocas onde a educação era um direito negado às mulheres, os grupos de bordadeiras se tornavam ambientes onde elas silenciosamente aprendiam a ler e trocar conhecimentos.Nos tempos recentes com a valorização do trabalho artesanal, o bordado tem se destacado como um instrumento de promoção da independência das mulheres, reorganizando suas relações domésticas e proporcionando maior autonomia.
por Clélia Franciana Teixeira Correia
14h às 17h
Escuta de si: uma vivência em escrita autobiográfica
Venha tecer sua própria poesia em uma jornada de autoconhecimento e expressão!
Uma experiência singular que mergulha na sua identidade e ancestralidade, com escuta profunda e um ambiente repleto de cantigas, toques e brincadeiras da tradição oral. O foco da produção textual é o encontro com nossa própria história proporcionada pelo movimento do corpo em roda e a partilha de memórias.
por Natalia Marques Honorato Alencar
14h às 18h
Raiz da Vida: o Poder da Placenta e suas Medicinas
“A placenta representa as raízes da criança no terreno da mãe. É feita de dois organismos diferentes e incompatíveis, mas funciona como um único órgão, em completa harmonia. Faz todas as funções de um corpo humano. É o pulmão, fornecendo à criança o oxigênio e todas as trocas gasosas; é o coração, ajudando-a a movimentar a massa sangüínea e mantendo a circulação entre ela e a mãe; é o rim, depurando e regulando os líquidos em seu corpo; é o aparado digestivo, procurando e fornecendo comida; é a glândula endócrina, produzindo todos os hormônios necessários à manutenção da gravidez e ao crescimento da criança; é cérebro, guiando com inteligência o sistema informativo entre mãe e bebê, e elaborando todos os dados; é o sistema imunológico, fornecendo à criança anticorpos, linfócitos e macrófagos, as grandes células que podem destruir ou construir o tecido, os monstros tão temidos pelo embrião; é também a fonte do líquido amniótico e o renova a cada duas horas completamente.
por Bárbara de Paula
14h às 17h
Minha Amiga Árvore
A atividade pretender propiciar reencontros com as Árvores que foram nossas amigas durante a infância, adolescência e idade adulta, a fim de percebermos o protagonismo desses seres vegetais nas nossas vidas. Vamos desenhá-las e escrever pequenos textos sobre como nos relacionamos com elas.
por Eva Vilma Pessôa Duarte
14h às 17h
Cantos Coletivos
Os participantes serão convidados a recordar cantos e melodias que lhes trazem conforto. Vamos ouvir o canto sendo entoado por várias vozes que solidariamente se afinam. Um conjunto de melodias entoadas em conjunto trazem vibração de cura para o planeta e seus habitantes. Encontrar o elo que nos une a tudo e a todos através dos cantos de memoria.
Obs:. de 17 a 22 pessoas.
por Maria Julia Pascali
14h às 16h
Yoga da Gente
A Oficina Yoga da Gente vai compartilhar uma prática restaurativa de yoga aberta para todas as pessoas. De dentro pra fora, vamos experienciar a sabença do nosso corpo para abrir novos espaços, ampliar a respiração, acalmar a mente e enraizar a presença. Um mergulho nas águas de dentro.
por Keyane Gomes Dias
16h às 17h30
Sentar na calma
Desfrutar, com auxílio da presença harmônica e/ou imposição de mãos,
de momentos de paz e serenidade, ao sabor da Sincronicidade.
por Maria Julia Pascali
17h às 18h
Biomagnetismo
No biomagnetismo, uma técnica terapêutica que utiliza imãs para equilibrar o campo energético do corpo, promovendo saúde e bem estar. Trazer equilíbrio e cura para os pacientes. Equilibrando os chakras, fazendo limpeza emocionais e restauração energética para o equilíbrio emocional, astral e até espiritual. Atender 5 pelos pela manhã e 5 a Tarde por dois dias
por Enilda Edite da Silva
8h às 17h
Terapia Magnética
Terapia natural com ímãs e seus campos magnéticos aumentando o movimento das células e substâncias corporais, como alívio da dor, aumento da regeneração celular ou redução da inflamação, técnica usada na reabilitação onde os pacientes sentem menos dor, permitindo a recuperação exponencial de condições fisiológicas.
por Francisco Camilo da Silva e Maria Icleide Viana da Silva
8h às 12h
Biocanto Dinâmico
O canto como caminho de liberdade para os seres da Terra”Biocanto Dinâmico é uma experiencia com o canto como elemento de trabalho artístico, social e de cura para o desenvolvimento vital da Terra e do ser humano integrados.Como empoderar o outro de sua voz como elemento de criação, conexão, transformação e cura para a natureza?
por Raphael Vasconcelos Balboni
8h às 10h
Expressão Criativa em Argila para Crianças
A oficina é livre para toda criança fluir com sua imaginação através da argila. Nessa brincadeira, descobrimos um mundo, nos vemos e vemos o outro.
por Miha Moura Maia
8h às 12h
Oficina de Sistemas Agroflorestais na Caatinga
Abordaremos teoria e prática agroflorestal para o bioma Caatinga e clima Semiárido no sentido da produção com recuperação ambiental com implantação de sistemas agroflorestais sucessionais biodiversos e visitação de áreas em produção implantadas a 18 anos.
por Vilmar Luiz Lermen
8h às 17h
Oficina: S.U.A.Vi – Sistema Único de Aromaterapia Vibracional, uma forma sutil e ecológica de utilizar os óleos essenciais
Aromaterapia, terapia que utiliza os óleos essenciais-OE para promoção à saúde, prevenção de agravos e tratamento auxiliar de sintomas físicos, emocionais e energéticos, visando o bem-estar do ser humano. O S.U.A.Vi – Sistema Único de Aromaterapia, foi criado em 2007 pela psicóloga, Sandra Agrizzi. Utiliza práticas similares à oligo e nanoaromaterapia, facilitando a ressonância com os nossos corpos físico e sutis. O objetivo desta oficina é Divulgar a importância do S.U.A.Vi como recurso natural, um método de bem estar ecologicamente correto, acessível e sem contraindicações.
por Elisete Cardoso de Araújo
8h às 10h
Captação de Recursos Públicos por Organizações da Sociedade Civil
A captação de recursos é uma forma de financiar projetos sociais, culturais, ambientais e comunitários, além de impulsionar uma causa. Com mais recursos, uma organização pode: Aumentar o impacto dos projetos e da sua atuação, Atender mais beneficiários, Implementar estratégias mais abrangentes. Com a nova legislação advinda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) é importante saber que muitas inovações foram trazidas, transformando o processo de financiamento de projetos um procedimento impessoal e mais aberto para todas as organizações que estiverem com os requisitos necessários para formalizar a parcerias.
por Arnaldo Garcia de Alencar Sampaio
8h às 17h
Bioconstrução: Taipa Japonesa
Nesse atividade teremos uma parte teórica e uma parte prática. Discutiremos a princípio sobre o significado da bioconstrução, história da construção moderna, diferenças e vantagens das construções sustentáveis, características do materiais e técnicas de bioconstrução. Em um segundo momento faremos uma prática com o método de taipa japonesa, onde iremos construir um painel experimental com esta técnica.
por Paulo Francisco Saraiva Caselli
8h às 17h
Ciranda das Mulheres Sábias”: a Menopausa e a Ginecologia Natural
A oficina tem como objetivo promover a saúde das mulheres à luz da Ginecologia Natural e Autônoma, que favorece a troca de saberes, amplia conhecimentos acerca das mudanças que se processam, especialmente no corpo físico, possibilitando o auto cuidado, o empoderamento e autonomia feminina na menopausa e pós-menopausa.
por Alcileide Cabral e Mônica Costa
8h às 17h
Oficina Cicla Natural: produção e uso de biofertilizantes
Produção e uso de biofertilizantes em baldes.
por Ivânia Maria Cavalcante de Alencar e Manoel Inacio do Nascimento
8h às 11h
Trilha Conversada: Explorando a Flora Nativa
Proporcionar aos participantes um conhecimento prático sobre a flora nativa, por meio de
uma trilha ecológica e de rodas de conversa, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação desse bioma.
por Vilani Moreira Barbosa
8h às 12h
Projeto Memórias do Compra Fiado – Laços com a oralidade e experiências comunitárias na zona rural
A proposta é conversar sobre a memória individual salvaguardada através da oralidade que se entrelaça com o cotidiano das memórias coletivas gerando construção e valorização da identidade e fortalecimento do pertencimento de pessoas a um lugar e sua história. Daí a importância de pesquisa, escuta e partilha de relatos escolhidos pelas pessoas para serem registrados. O próposito é mostrar como a oralidade vem gerando construção e valorização da identidade e fortalecimento do pertencimento. Daí a necessidade da pesquisa, escuta e partilha dos relatos escolhidos pelas pessoas para serem registrados. Passado e presente contribuindo para o fortalecimento da identidade local e pertencimento das pessoas do lugar.
por Francisca Sandra de Sousa e Veridiane Rosa da Silva
8h às 12h
Pano de Prato Biodegradável com Cera de Abelhas
A utilização de produtos naturais tem se tornando uma constante na vida das pessoas atualmente. As abelhas são insetos que fazem parte do nosso ecossistema e nos oferecem diversos produtos que podem ser transformados em importantes aliados do nosso dia a dia. Com essa provocação, que idealizamos a nossa oficina de elaboração de panos de prato biodegradáveis com utilização de cera de abelha, que podem ser utilizados para a conservação de alimentos no nosso dia a dia, evitando dessa forma a utilização de filmes PVC que são prejudiciais ao nosso meio ambiente.
por Ledígina Brito Silva e Marileide de Souza Sá
8h às 12h
Aprendiz de Raizeiro
Conhecendo as plantas e seus poderes de curativos
por Antonio Alencar Sampaio
8h às 17h
Costura Meditativa com Contação de histórias
A Costura meditativa ou costura lenta é uma prática antiga, embora o termo seja relativamente novo.A contação de história é prática também antiga. Para Frederico Fernandes (2015, p. 113), “Todos contam histórias. O corpo conta uma história: traz em si posturas, estilos e cicatrizes que revelam quem o sujeito é para o mundo”.
por Joana D’arc Marques do Nascimento
9h às 10h30
Parir o Rezo
Parir o Rezo é uma atividade, exclusiva para mulheres, é um trabalho que envolve respiração, movimento, som e intensão, um trabalho que tem o objetivo de despertar as mulheres mostrando o caminho para si mesma, e através disto poder com o nosso corpo manifestar os nossos sonhos espiritualmente, mentalmente, emocionalmente e materialmente, nos conectando com o essencial.
por Prem Salima
9h às 12h
Cantos Coletivos
Os participantes serão convidados a recordar cantos e melodias que lhes trazem conforto. Vamos ouvir o canto sendo entoado por várias vozes que solidariamente se afinam. Um conjunto de melodias entoadas em conjunto trazem vibração de cura para o planeta e seus habitantes. Encontrar o elo que nos une a tudo e a todos através dos cantos de memoria.
Obs: de 17 a 22 pessoas
por Maria Julia Pascali
9h às 11h
Medicina dos Cavalos
A atividade proposta será realizada em conjunto por 4 terapeutas juntamente da assistência dos cavalos sendo cada dia uma das terapeutas quem guiará as atividades:
Dia 1: Traje Cósmico T.t.A. Assistido com Cavalos, guiado por Josiane.
Dia 2: Medicina do Cacau e Tambores Assistido com Cavalos, guiado por Giovana e Terciana.
Dia 3: Constelação Sistêmica Familiar Assistida com Cavalos, guiado por Ana Paula.
Recomendações aos Participantes: Chegar com 30 minutos antes do início, para ambientação; usar roupas e calçados cômodos, de preferência sapatos fechados pois trabalharemos no picadeiro de areia; levar sua garrafa com água e um copo ou xícara para uso pessoal; NÃO usar bijuterias e acessórios grandes, com brilho ou luminosos; recomendamos usar repelentes para o caso de mosquitos; protetor solar é bem-vindo; EVITAR usar aromas fortes no corpo; de preferência NÃO usar perfumes; este trabalho não envolve montaria no cavalo.
Obs:. de 17 a 22 pessoas.
por Ana Paula Nobrega de Melo Samico, Giovana Aranha de Almeida, Josiane Leite e Terciana dos Santos Perreira
9h às 12h
Bordado em Folha – Um resgate da costura como seres integrados a natureza
Historicamente a desvalorização do bordado está diretamente relacionado ao fato dessa ser uma função predominantemente feminina.Em épocas onde a educação era um direito negado às mulheres, os grupos de bordadeiras se tornavam ambientes onde elas silenciosamente aprendiam a ler e trocar conhecimentos.Nos tempos recentes com a valorização do trabalho artesanal, o bordado tem se destacado como um instrumento de promoção da independência das mulheres, reorganizando suas relações domésticas e proporcionando maior autonomia.
por Clélia Franciana Teixeira Correia
14h às 17h
Corpo em Poesia
Corpo em Poesia, é uma proposta metologica, desenvolvida desde 2016 por Alice Rosa.Trabalha a dramaturgia do corpo e da cena , através da consciência e expressão corporal, a partir de fontes de beber de manifestações tradicionais brasileiras de matrizes indígenas e africanas como a Capoeira Angola e o Samba de Coco; além do contato com a metodologia Jogo da Construção Poética desenvolvida pela sua Mestra na dança Lara Rodrigues Machado e também do Teatro, em especial dança-teatro e teatro ritual.
por Alice Rosa
14h às 17h
Escuta de si: uma vivência em escrita autobiográfica
Venha tecer sua própria poesia em uma jornada de autoconhecimento e expressão!
Uma experiência singular que mergulha na sua identidade e ancestralidade, com escuta profunda e um ambiente repleto de cantigas, toques e brincadeiras da tradição oral. O foco da produção textual é o encontro com nossa própria história proporcionada pelo movimento do corpo em roda e a partilha de memórias.
por Natalia Marques Honorato Alencar
14h às 18h
Cantigas de capoeira
A cantiga é um dos fundamentos da capoeira tão importante quantos todos os outros princípios. Ela estabelece a comunicação, assegura a transmissão oral como caminho de interlocução da história e favorece a preservação da arte. Reconhecer a importância do patrimônio cultural e artístico é sempre vital para a preservação da memória de uma sociedade. Ao difundir bens materiais e imateriais, salvaguarda a identidade de um povo. As cantigas de capoeira trazem uma sabedoria singular. É um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam uma cultura identitária. Mediante essa proposta atingiremos um propósito de atender uma coletividade, a oficina é direcionada a qualquer pessoa simpatizante da arte.
por Virgínia Silva Passos
14h às 16h
Alembrando o ser
Através de rituais e práticas terapêuticas vamos nos conectar com os cinco elementos básicos da natureza. Um caminho de volta pra casa, retomando o poder e autonomia de curar a si mesmo ressensibilizando, reequilibrando e relembrando nossa conexão com nosso ser autêntico e natural.
por Ziza Gomes
14h às 17h
Meditação dos 7 chakras
Meditação dos 7 chakras (21/01 – manhã)
A oficina de “Meditação dos 7 chakras” tem como proposta conduzir os participantes em uma jornada de autoconhecimento e imersão a partir de técnicas de meditação e exercícios voltados para o conhecimentos dos sete chakras.
por Amanda Januário Farias
16h às 18h
Sentar na calma e Ginástica Sensorial
Desfrutar, com auxílio da presença harmônica e/ou imposição de mãos,
de momentos de paz e serenidade, ao sabor da Sincronicidade.
por Maria Julia Pascali
17h às 18h
Biomagnetismo
No biomagnetismo, uma técnica terapêutica que utiliza imãs para equilibrar o campo energético do
corpo, promovendo saúde e bem estar. Trazer equilíbrio e cura para os pacientes. Equilibrando os
chakras, fazendo limpeza emocionais e restauração energética para o equilíbrio emocional, astral e até
espiritual. Atender 5 pelos pela manhã e 5 a Tarde por dois dias.
por Enilda Edite da Silva
8h às 17h
Biocanto Dinâmico
O canto como caminho de liberdade para os seres da Terra”Biocanto Dinâmico é uma experiencia com o canto como elemento de trabalho artístico, social e de cura para o desenvolvimento vital da Terra e do ser humano integrados.Como empoderar o outro de sua voz como elemento de criação, conexão, transformação e cura para a natureza?
por Raphael Vasconcelos Balboni
8h às 10h
Avaliação bioenergética (Biosaude)
Apresentar o Método Bioenergético de Tratamento Natural como possibilidade de leitura do fluxo
energético onde o corpo identificando possíveis disfunções, o tempo e condições para recompor-se e
atingir a cura, mediante: – Avaliação dos órgãos que estão adoecidos; – Identificação da causa do
desequilíbrio que afeta o órgão; – Escolha pelo corpo do tratamento para sua cura.
por Diacisio Ribeiro Leite
8h às 12h
Constelação Familiar Sistêmica
A Constelação Familiar Sistêmica é uma poderosa abordagem terapêutica que revela padrões ocultos
em nossas relações familiares, ajudando a liberar bloqueios emocionais e trazer equilíbrio para a vida.
Baseada nos estudos de Bert Hellinger, ela permite que identifiquemos dinâmicas inconscientes que
influenciam nossos comportamentos, oferecendo uma nova perspectiva sobre desafios pessoais e
familiares. Participar de uma constelação pode te ajudar a explorar e transformar questões emocionais,
profissionais ou de relacionamentos, alcançando maior paz e harmonia em todas as áreas da vida.
por José Raimundo do Nascimento Junior e Tiago Ernandes Teixeira Saraiva
8h às 11h30
Oficina extração de óleo essencial e conhecimentos ancestrais
a oficina parte do princípio que cada pessoa é um ser de luz e que trilhamos caminhos
de sabedoria, emergindo da célula mãe, assim somos todos, todas, todes construtores
e construtoras de sabedoria e conhecimentos, acessando os portais ancestral.
por Maria Silvanete Benedito de Sousa Lermen
8h às 17h
Oficina de Capoeira Angola com o Mestre Jorge Ferreira
A Oficina tem o objetivo de promover a valorização da Capoeira Angola através da oralidade, nos seus
aspectos teóricos (história e filosofia da capoeira) e práticos (forma de cantar, tocar os instrumentos
musicais, as movimentações da dança-luta-jogo e as dinâmicas da Roda de Capoeira Angola).
por Jorge Augusto Estevão Ferreira
8h às 12h
Estudando a floresta sagrada: conhecendo a dinâmica fitossocial
‘Dinâmica Fitossocial da Floresta Sagrada: Um Estudo’ tem como objetivo compreender o dinamismo
florístico das espécies arbóreas ao adentrar na mata, identificando-as e analisando suas relações
interespecíficas. Este estudo traz uma abordagem limiar sobre como realizar um estudo da estrutura
florestal, destacando sua importância para a conservação e o entendimento do ecossistema. Os
participantes terão a oportunidade de se envolver ativamente na coleta de dados e na análise da
biodiversidade local.”
por Danielle de Siqueira Jansen
8h às 12h
Oficina de Automassagem: Reflexologia Facial Aromaterápica
Oficina de Automassagem: Reflexologia Facial Aromaterápica: 13 passos para trazer vitalidade ao seu
dia. Baseada no conhecimento vietnamita do Profº Bui Quoc Chau e nos princípios da aromaterapia,
será oferecida uma prática simples e eficaz de manter a saúde de forma natural, proporcionando assim,
beleza e bem-estar através do óleos essenciais e da automassagem.
por Elisete Cardoso de Araújo
8h às 10h
Bichos do sertão – criação de seres fantásticos a partir da vegetação da caatinga
Bichos do sertão é uma oficina lúdica, onde a gente dá vida a seres encantados a partir da observação
da natureza. Através da coleta de miudezas da caatinga, do desenho e da colagem, abrimos caminho
para nossa imaginação
por Andre Castanheira
8h às 12h
Pintando a si: o cuidado enquanto avivamento do corpo
“Pintando a si” é uma oficina voltada para a autopercepção, que pode ser vista como descobrimento da
vida, como um convite a pausar em um mundo acelerado. A oficina perpassa pela acolhida, exercícios
respiratórios e movimentos corporais, começando a expressão de si através da pintura em papel ou no
corpo, e falas norteadoras ajudam os participantes a se conectar com suas emoções internas.
por Cláudia Araújo Gomes e Isabelle Guimarães Oliveira
8h às 11h
A água é meu sangue e não está á venda
A oficina A água é meu sangue e não está á venda, busca enfatizar a sacralidade da água para evitar
que ela se torne uma mercadoria. Para isso, utilizaremos dinâmicas de grupo e atividades lúdicas que
resgatem a nossa relação com a água como parte do nosso ser e não como mercadoria.
por Flávio José Rocha da Silva
8h às 17h
Aprendiz de Raizeiro
Conhecendo as plantas e seus poderes de curativos
por Antonio Alencar Sampaio
9h às 11h
Atendimento em RPC (Reflexo Pontual na Coluna e Alinhamento Vertebral) e Oficina: Harmonização e Cura Mental e Corporal
por Dr. Kennedy Costa
8h às 17h
Soberania Alimentar: Integrando Nutrição e Saúde para o Fortalecimento das Comunidades
Nesta oficina, iremos aprofundar o conceito de soberania alimentar, ressaltando a importância da
alimentação local e sustentável como fundamento para a saúde e o bem-estar das comunidades.
Focaremos nos aspectos nutricionais do licuri, um alimento nativo e tema central do doutorado de
Milena Maia, proponente desta atividade. Exploraremos como o uso integral do licuri pode fortalecer a
segurança alimentar, promover a saúde e revitalizar saberes ancestrais. A oficina também abordará
estratégias para desenvolver práticas alimentares que valorizem a biodiversidade local, unindo ciência e
tradição para fortalecer a autonomia das comunidades.
por Milena Maia Dantas dos Santos
9h às 10h
Costura Meditativa com Contação de histórias
A Costura meditativa ou costura lenta é uma prática antiga, embora o termo seja relativamente novo.A contação de história é prática também antiga. Para Frederico Fernandes (2015, p. 113), “Todos contam histórias. O corpo conta uma história: traz em si posturas, estilos e cicatrizes que revelam quem o sujeito é para o mundo”.
por Joana D’arc Marques do Nascimento
9h às 10h
Oficina de tijolinhos de barro (adobe) e de bombas de sementes para crianças de demais interessados
A proposta é fazer com as crianças tijolos bem pequenos, de aproximadamente 5 cm de comprimento, para que elas possam, por exemplo, fazer casinhas ou qualquer outra “invencionice”. A ideia é despertar a percepção das crianças para presença da terra e suas diferentes qualidades, cores, texturas e composições. Como é a terra desse território que habitamos e firmamos nossos passos? Depois dessa pesquisa, vamos escolher a terra mais apropriada para fazer tijolos de adobe. A técnica que eu ensino na oficina poderia ser replicada para fazer tijolos de qualquer tamanho, mas vou ensiná-la por meio desses pequenos tijolonhos.
por Maíra de Freitas Cammarano
9h às 11h
Sexualidade Curativa
Sexualidade Curativa é um trabalho desenvolvido por Salima que tem como objetivo olhar para 3 pontos
importantes que podem estar regendo inconscientemente a nossa forma de viver a sexualidade, é uma
atividade profunda que acontece em 3 passos: eu com a minha ancestralidade, eu comigo mesmo e eu
com o mundo com o outro, em três horas tudo se movimenta de dentro para fora e algo se transforma.
por Prem Salima
9h às 12h
Plantas de Fé e Poder: manejo e preparo para o autocuidado
Participantes apresentam sua planta de fé e seus usos. Propomos interação com a nomenclatura científica, propriedades, manejo e indicações terapêuticas. Validação da fitoterapia pela Bioenergética
por Cléa de Lima e Silva e Maria Julia Pereia Spina
9h às 17h
Medicina dos Cavalos
A atividade proposta será realizada em conjunto por 4 terapeutas juntamente da assistência dos cavalos sendo cada dia uma das terapeutas quem guiará as atividades:
Dia 1: Traje Cósmico T.t.A. Assistido com Cavalos, guiado por Josiane.
Dia 2: Medicina do Cacau e Tambores Assistido com Cavalos, guiado por Giovana e Terciana.
Dia 3: Constelação Sistêmica Familiar Assistida com Cavalos, guiado por Ana Paula.
Recomendações aos Participantes: Chegar com 30 minutos antes do início, para ambientação; usar roupas e calçados cômodos, de preferência sapatos fechados pois trabalharemos no picadeiro de areia; levar sua garrafa com água e um copo ou xícara para uso pessoal; NÃO usar bijuterias e acessórios grandes, com brilho ou luminosos; recomendamos usar repelentes para o caso de mosquitos; protetor solar é bem-vindo; EVITAR usar aromas fortes no corpo; de preferência NÃO usar perfumes; este trabalho não envolve montaria no cavalo.
por Ana Paula Nobrega de Melo Samico, Giovana Aranha de Almeida, Josiane Leite e Terciana dos Santos Perreira
9h às 12h
TaKeTiNa – conexão com os ritmos primordiais
TaKeTiNa é um método único e coletivo que utiliza o ritmo para nos colocar em conexão direta com nós
mesmos, com as demais pessoas e com a vida. Ela traz presença, reduz ansiedade, aumenta curiosidade e resiliência pra aproveitar (e nãp evitar) momentos de caos. Qualquer pessoa pode participar, sem precisar de nenhuma habilidade musical prévia.
por Luiz Eduardo Novaes de Alcantara
14h às 16h
Bordado em Folha – Um resgate da costura como seres integrados a natureza
Historicamente a desvalorização do bordado está diretamente relacionado ao fato dessa ser uma função predominantemente feminina.Em épocas onde a educação era um direito negado às mulheres, os grupos de bordadeiras se tornavam ambientes onde elas silenciosamente aprendiam a ler e trocar conhecimentos.Nos tempos recentes com a valorização do trabalho artesanal, o bordado tem se destacado como um instrumento de promoção da independência das mulheres, reorganizando suas relações domésticas e proporcionando maior autonomia
por Clélia Franciana Teixeira Correia.
14h às 17h
Defesa pessoal
Será realizado treinamentos específicos para defesa pessoal voltada para as mulheres, onde ensinarei a
sair de determinadas situações preservando sua vida e neutralizando o agressor.
por Italo Moreira Bacurau
14h às 15h30
Cantigas de Capoeira
A cantiga é um dos fundamentos da capoeira tão importante quantos todos os outros princípios. Ela
estabelece a comunicação, assegura a transmissão oral como caminho de interlocução da história e
favorece a preservação da arte. Reconhecer a importância do patrimônio cultural e artístico é sempre
vital para a preservação da memória de uma sociedade. Ao difundir bens materiais e imateriais,
salvaguarda a identidade de um povo. As cantigas de capoeira trazem uma sabedoria singular. É um
conjunto híbrido e maleável de elementos que formam uma cultura identitária. Mediante essa proposta
atingiremos um propósito de atender uma coletividade, a oficina é direcionada a qualquer pessoa
simpatizante da arte.
por Virgínia Silva Passos
14h às 18h
Reiki I – O despertar
Reiki I – O despertar (22/01 -14h às 18h)
O curso de Reiki I propõe capacitar os interessados permitindo conhecimento e aprendizado desta
maravilhosa e antiga técnica oriental de cura e alívio de dores e incômodos, propondo equilibrar e
harmonizar os Chakras utilizando desta Energia Vital Universal. Com benefícios diversos, entre eles
podemos citar sua excelente ação calmante, anti estresse com efeito analgésico conta dores físicas em
geral; atua contra fobias, traumas, medos, insegurança, pânico e depressões.
por Amanda Januário Farias
14h às 16h
Cantos Coletivos
Os participantes serão convidados a recordar cantos e melodias que lhes trazem conforto. Vamos ouvir o canto sendo entoado por várias vozes que solidariamente se afinam. Um conjunto de melodias entoadas em conjunto trazem vibração de cura para o planeta e seus habitantes. Encontrar o elo que nos une a tudo e a todos através dos cantos de memoria.
por Maria Julia Pascali
14h às 16h
Naturopatia Clínica Funcional
Exploração referente aos tratamentos da argiloterapia e a sua importância e aplicação na pele.
Participantes: levar uma toalha de rosto.
por Liliane Carvalho Macedo
14h às 16h
O Poder da Arte: Esculpindo em madeira com Pacato Artesão
Aprendendo a fazer escultura de madeira.
por Pacato Artesão
14h às 18h
Oficina de expressão vocal a voz da alma
A Voz da Alma Oficina de Expressão Vocal com Clarice Nejar. Esse trabalho desenvolvido por Clarice Nejar desde 2008, reúne as ferramentas de arte-expressão, auto conhecimento e cura que compõem sua trajetória e experiência profissional no teatro, na música, e como facilitadora de biodanza e arte educadora.
por Clarice Dorneles Nejar
16h às 18h
Na gira da Terra: corpos-territórios em retomada
A vivência propõe retomar o corpo-território trilhando caminhos através da circularidade. Com
inspiração nos movimentos das serpentes, base em danças pélvicas e na dança com bambolês e suas origens, vamos seguindo a gira da Terra recordando que somos continuidade.
por Yaní Yéte Anapuru Takarijú
17h às 18h
Sentar na calma e Ginástica Sensorial
Desfrutar, com auxílio da presença harmônica e/ou imposição de mãos, de momentos de paz e serenidade, ao sabor da Sincronicidade.
por Maria Julia Pascali
17h às 18h
Roda: A medicina da Cannabis
Educação em Saúde Integrativa. Uma roda de conversa proposta por três facilitadores: Dra Milena Lopes, Dr. Victor Targino e Fernando Ribamar
por Fernando Ribamar e Milena Borges Lopes
19h às 20h
Aulas de Yoga e atendimento terapêutico
Proponho um aulão de Yoga com o tema os elementos da Natureza, com duração de 1 hora. E agenda aberta durante o dia para atendimentos com massoterapia e reiki, de hora em hora.
por Pollyana Ribeiro de Almeida
7h às 12h
Constelação Familiar Sistêmica
A Constelação Familiar Sistêmica é uma poderosa abordagem terapêutica que revela padrões ocultos
em nossas relações familiares, ajudando a liberar bloqueios emocionais e trazer equilíbrio para a vida.
Baseada nos estudos de Bert Hellinger, ela permite que identifiquemos dinâmicas inconscientes que
influenciam nossos comportamentos, oferecendo uma nova perspectiva sobre desafios pessoais e
familiares. Participar de uma constelação pode te ajudar a explorar e transformar questões emocionais,
profissionais ou de relacionamentos, alcançando maior paz e harmonia em todas as áreas da vida.
por José Raimundo do Nascimento Junior e Tiago Ernandes Teixeira Saraiva
8h às 11:30h
Oficina extração de óleo essencial e conhecimentos ancestrais
A oficina parte do princípio que cada pessoa é um ser de luz e que trilhamos caminhos
de sabedoria, emergindo da célula mãe, assim somos todos, todas, todes construtores
e construtoras de sabedoria e conhecimentos, acessando os portais ancestral.
por Vilmar Luiz Lermen
8h às 17h
Brincadeiras de dançar
Muitos povos usavam a roda para confraternizar, conversar e educar, tanto em rituais quanto dançando.
A brincadeira de roda melhora a interação social, inspira questões de pertencimento, igualdade e
respeito ao próximo e demonstra que, assim como no círculo, na sociedade estamos todos em posição
de igualdade.
por Alcides Martins Jr e Amanda Arcanjo
8h às 11h
O Fio que Tece Mente e Coração
O Fio que Tece Mente e Coração
Vamos investigar de maneira responsiva como o sistema digestivo reflete as emoções. Uma jornada ao
bem-estar através da automassagem, exercícios respiratórios, aterramento e plena-atenção.
Conectando com o corpo para liberar tensões em busca da saúde integral.
por Yohanne Auana
8h às 10h
Oficina ICÍ – alimentação ciclíca e ciclo das sementes
Icí é semente em Tupi, e é na linguagem e cosmovisão da tecnologia da semente que essa oficina se
ancora. Icí é princípio da vida. Sem Icí não tem vida. Nessa oficina as mulheres aprenderão sobre a
fisiologia do ciclo feminino e hormônios femininos, alimentação ciclíca e o ciclo das sementes voltada
para a saúde da mulher
por Aline Torres Tertuliano de Oliveira
8h às 12h
Estudando a floresta sagrada: conhecendo a dinâmica fitossocial
Dinâmica Fitossocial da Floresta Sagrada: Um Estudo’ tem como objetivo compreender o dinamismo
florístico das espécies arbóreas ao adentrar na mata, identificando-as e analisando suas relações
interespecíficas. Este estudo traz uma abordagem limiar sobre como realizar um estudo da estrutura
florestal, destacando sua importância para a conservação e o entendimento do ecossistema. Os
participantes terão a oportunidade de se envolver ativamente na coleta de dados e na análise da
biodiversidade local.
por Danielle de Siqueira Jansen
8h às 12h
Jornada de autocura através dos 7 passos do Bem Viver
O programa de saúde 7 passos do Bem Viver é uma ferramenta patenteada de despertar da consciência
para autocura , através de mudanças na rotina diária que dissolve tensões, estresse , ansiedade e
adoecimento. Nessa proposta apresentamos os passos dessa mudança de atitude diante da vida,
promovendo saúde integral e expansão consciente.
por Cristiene Gama Tenório
8h às 10h
Biodecodificação e Psicogenealogia
Reconectando e liberando as dificuldades da nossa concepção, gestação e nascimento
Biogenealogia. Of.2: Reconhecendo os mandatos familiares, como eles influenciam em nossa vida e
como liberta-os.
por Analía Andueza e David Divias
8h às 12h
Renascimento
Renascimento é uma atividade que usa a respiração para liberar tensões e emoções velhas, que muitas
vezes de forma inconscientes estamos carregando, uma atividade que tem como proposta reiniciar o
nosso sistema interno para viver com mais clareza. Uma respiração conduzida e circular.
por Prem Salima
8h às 12h
Oficina: Farmoquímica da Caatinga
Conteúdo: Princípios ativos de plantas medicinais aromáticas.
por Francy Rodrigues e Valker Feitosa
8h às 17h
Teia da Saúde Mental
A oficina Teia da Saúde Mental tem como proposta a construção de um pensamento sobre
determinantes e condicionantes que interferem na saúde mental das pessoas, de modo que, a partir de
um entendimento subjetivo, se repense sobre a materialidade do sofrimento, e se provoque a reflexão
sobre estes condicionantes e suas consequências nos adoecimentos. O convite da proposta é fazer
com que os participantes caminhem sobre as teias de cuidado que constituem a saúde mental
individual e coletiva, incitando o fortalecimento dos laços afetivos e comunitários que compõem este
tecido.
por Luma Carolina Rocha Lemos e Rivaldo Junior da Silva
9h às 11h
Eco Enzima: solução natural para nossa saúde e sustentabilidade
Produzir a EcoEnzima: composto orgânico feito com resíduos de frutas, verduras, legumes e ervas, e sua utilização em lava-pés; lava mãos; sabonetes; shampoo; detergente; inseticida; lavagem de roupas; desinfecção de frutas e verduras; cuidado com animais; aplicação em plantas; despoluição das águas; limpeza geral.
por Cléa de Lima e Silva e Maria Júlia Pereira Spina
09h às 17h
Medicina dos Cavalos
atividade proposta será realizada em conjunto por 4 terapeutas juntamente da assistência dos cavalos sendo cada dia uma das terapeutas quem guiará as atividades:
Dia 1: Traje Cósmico T.t.A. Assistido com Cavalos, guiado por Josiane.
Dia 2: Medicina do Cacau e Tambores Assistido com Cavalos, guiado por Giovana e Terciana.
Dia 3: Constelação Sistêmica Familiar Assistida com Cavalos, guiado por Ana Paula.
Recomendações aos Participantes: Chegar com 30 minutos antes do início, para ambientação; usar roupas e calçados cômodos, de preferência sapatos fechados pois trabalharemos no picadeiro de areia; levar sua garrafa com água e um copo ou xícara para uso pessoal; NÃO usar bijuterias e acessórios grandes, com brilho ou luminosos; recomendamos usar repelentes para o caso de mosquitos; protetor solar é bem-vindo; EVITAR usar aromas fortes no corpo; de preferência NÃO usar perfumes; este trabalho não envolve montaria no cavalo.
por Ana Paula Nobrega de Melo Samico, Giovana Aranha de Almeida, Josiane Leite e Terciana dos Santos Perreira
9h às 12h
Dançando consigo e a dois com tato
Venha dançar sua essência, se conectando a si, aos elementos da natureza e aos outros, honrando sua ancestralidade e sabedoria inata com consciência corporal. (Respiração e movimentos inspirados na
yoga e ritmos a dois afro-latinos).
por Mouni Guellati
10h às 11h
Sensibilizar mulheres para o autoconhecimento no novo ciclo
A presente oficina tem a proposta de levar as mulheres empoderamento e consciência do seu novo ciclo.
por Gilvania Maria Sabino e Mayza Toledo
13h30 às 17h
TaKeTiNa – conexão com os ritmos primordiais
TaKeTiNa é um método único e coletivo que utiliza o ritmo para nos colocar em conexão direta com nós mesmos, com as demais pessoas e com a vida. Ela traz presença, reduz ansiedade, aumenta curiosidade e resiliência pra aproveitar (e não evitar) momentos de caos.
Qualquer pessoa pode participar, sem precisar de nenhuma habilidade musical prévia.
por Luiz Eduardo Novaes de Alcantara
14h às 16h
Céu da Boca – odontologia natural
O Chá com a Dentista é uma oficina de odontologia natural que propõe praticas de autocuidado e
cuidado comunitario com os saberes ancestrais e o poder das folhas.
Os participantes da oficina poderão degustar um chá de folha medicinal e aprender sobre os benefícios dessa folha, além de, preparar um enxaguante bucal e fazer uma escova de dentes naturais.
por Luciana de Oliveira Silva
14h às 15h
Girando com Gil
Um dos objetivos da DCS é mobilizar energia de consciência e crescimento individual e coletivo. Assim, dançar a leveza das músicas de Gil é mais do que apenas aprender passos, mas sim mover essa energia em direção ao autoconhecimento com o sentimento de comunhão espiritual que se manifesta
no grupo.
por Alcides Martins Jr e Amanda Arcanjo
14h às 17h
Entre Versos e Coco
Oficina de Coco de Roda com Mestre Ulisses (PE): Vivência de Coco de Roda de Pernambuco, onde o Mestre partilhará seus saberes sobre o coco de roda, seus instrumentos, fundamentos e características através de experimentações práticas e rítmicas dos toques, das rimas e do processo de composição
por Mestre Ulisses
14h às 18h
Pinturas naturais com as cores da natureza
A oficina de pigmentos naturais tem o intuito de proporcionar uma experiência criativa e incentivar um olhar mais atento aos nossos solos e à importância da preservação dos nossos biomas. Durante a
atividade, os participantes vão aprender a identificar as terras e preparar as tintas com terra.
Terão a oportunidade de explorar técnicas de pintura intuitiva utilizando as tintas produzidas a partir de pigmentos minerais, proporcionando uma conexão mais profunda com a natureza e seus recursos.
por Marianna Botelho da Costa
14h às 17h
Cultivo: Cuidado
A oficina propõe gerar uma reflexão em grupo sobre o ação de cuidar, refletindo sobre a importância de pensar na saúde das pessoas que cuidam e nas perspectivas do cuidado para além dos atos de serviço. A partir da metáfora da colheita, a oficina provoca os integrantes a repensarem sobre aquilo que é
prioridade nas dinâmicas de cuidado e como elas podem se configurar nas diversas redes de apoio que
traçamos cotidianamente.
por Luma Carolina Rocha Lemos e Rivaldo Junior Silva
14h às 16h
Oficina de japamala
Vivência com meditação e construção intuitiva do japamala.
por Gerusa Elisa Wanderley De Melo e José Rafael
14h às 17h
Reiki II – A Transformação
O Reiki II
Nesse nível, também chamado de mental, o iniciado irá trabalhar com situações mentais e emocionais.
Na sua iniciação são utilizados os 3 símbolos sagrados do REIKI, que são ensinados e sintonizados nas
mãos do participante. Nesse nível, as diferentes situações que serão vivenciadas determinam a
combinação que faremos com esses símbolos. O segundo nível é feito quando se sente uma
necessidade maior de crescimento e de um maior conhecimento com relação a energia. A iniciação nesse nível fornece um salto no nível vibratório no mínimo 2 vezes maior do que experimentamos no
nível 1. Nesse nível são usados símbolos sagrados para o envio da energia a distancia, ao passado a ao
futuro.
por Amanda Januário Farias
14h às 18h
Oficina: Autoavaliaçao e Cura pela Alimentação e Terapia RPC
Oficina
por Dr. Kennedy Costa
14h às 17h
Creme Medicinal dor nas articulações e Sabonete Medicinal
Aprendendo a fazer produtos naturais.
por Lucineide Sobreira
14h às 17h
Yoga integrativa
A yoga integrativa ajuda na ansiedade e nos múltiplos talentos que temos, mas por conta do cotidiano deixamos passar.
por Mirele Miranda
16h às 17h
A voz do corpo – Uma ferramenta terapeutica
A voz do corpo é uma vivencia que vai possibilitar: o despertar, a consciência e o relaxamento do corpo, através de alongamentos dos músculos da região do pescoço e ombro e, das cordas vocais. Será realizado um breve apanhado sobre o sistema nervoso, destacando o nervo vago e descobrindo o que
ele é capaz de causar em todo o corpo, através do alongamento, da ativação da voz, do corpo e por fim
do canto. A vivência também vai abordar eventos que acontecem no dia-a-dia das pessoas e quais
impactos são causados nos corpos e mentes. Falaremos sobre a Ansiedade, um problema de saúde pública global o qual representa 60% dos casos de transtorno mentais segundo a Organização Mundial
de Saúde. Como se prevenir ou controlar a ansiedade usando a voz?
por Poliane Thaís Gomes dos Santos
17h às 18h
Sentar na calma e Ginástica Sensorial
Desfrutar, com auxílio da presença harmônica e/ou imposição de mãos,
de momentos de paz e serenidade, ao sabor da Sincronicidade.
por Maria Julia Pascali
17h às 18h
Roda das Mestras(es)
Raizeiros e Raizeiras
Parteiras
Mestres e Mestras da Cultura
Rezadoras e Rezadores
9h às 17h
Roda das Mestras(es)
Raizeiros e Raizeiras
Parteiras
Mestres e Mestras da Cultura
Rezadoras e Rezadores
8h às 17h
Roda das Mestras(es)
Raizeiros e Raizeiras
Parteiras
Mestres e Mestras da Cultura
Rezadoras e Rezadores
8h às 12h